Saiba como lavar jalecos brancos e manter a cor por mais tempo

Quem tem o hábito de lavar roupas brancas já sabe: todo cuidado é pouco! Essa é uma das tarefas domésticas que mais exigem cuidados especiais, afinal, qualquer erro pode estragar para sempre uma peça de roupa.
Quando falamos de jalecos então, o cuidado é ainda mais necessário. Isso porque, além de serem brancas e, por isso, mais propensas a manchas e sujeira em geral, os jalecos dos profissionais de saúde são materiais de trabalho e podem se contaminar com microrganismos e bactérias. Por isso, além de apenas lavar e tirar as manchas das roupas brancas, é fundamental tomar os cuidados necessários para descontaminar as peças.
Para evitar esses problemas que citamos até aqui, separamos aqui alguns cuidados que deve ter na hora de lavar seu jaleco branco. Continue a leitura!
Saiba como lavar jalecos brancos de forma prática
O primeiro cuidado com o jaleco na hora da lavagem é não se esquecer que roupas com tecidos claros, como o dele, devem ser lavadas só com outras roupas claras para evitar manchas. Sabendo disso, vamos para a parte prática!
Desinfete o jaleco antes de lavá-lo
Antes do processo normal de lavagem, você deve desinfetar seu jaleco e as outras peças de roupa que foram expostas a ambientes com risco de contaminação, como hospitais e consultórios, por exemplo. Deixe-o de molho em um recipiente com água fria e hipoclorito de sódio 1% por 30 minutos. Use seis partes de água para uma parte de hipoclorito.
Tire as manchas à mão
Depois de desinfetar seu jaleco, você pode lavar a peça normalmente. Antes de levar o jaleco branco à máquina de lavar, esfregue as manchas à mão. Se precisa de ajuda para remover manchas de sangue do seu jaleco, anote essa dica: depois de desinfetar as peças com o hipoclorito de sódio, enxágue bem e deixe mais meia hora de molho em duas partes de vinagre e uma parte de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Esfregue bem o local manchado com uma escova e enxágue novamente. Outra tática que funciona bem é fazer uma pasta de amido de milho com água fria e esfregar um pouco. Depois que a pasta secar é só lavar. Caso não tenha o amido em casa, você também pode usar água oxigenada de 10 a 20 volumes.
Para tirar manchas de ferrugem, coloque suco de limão com sal na parte suja, e depois coloque o jaleco no sol durante alguns minutos.
Já as manchas de suor podem ser eliminadas colocando o jaleco de molho em água morna com vinagre. Água morna e bicarbonato também dão conta do recado.
Se por acaso tiver alguma manchinha de café em seu jaleco, pode removê-la passando uma pedra de gelo rapidamente e lavando em seguida. Por fim, para remover manchas de caneta, esfregue o local com álcool e ponha um outro tecido branco por baixo, para que a tinta passe para ele. Também pode colocar seu jaleco de molho no leite.
Agora que já sabe como remover manchas e lavar seu jaleco de forma adequada, vamos para a parte que pode ser um tanto quanto complicada para algumas pessoas: manter o jaleco branco sempre branco!
Como manter o jaleco sempre branco?
Para que seu jaleco se mantenha sempre branco, depois dele já lavado, pegue 1 litro de água, coloque uma colher com bicarbonato de sódio ou anil e deixe-o de molho por cerca de 2 horas. Outra dica que também funciona bem é colocar uma tampa de álcool, com água e um pouco de sabão em pó e deixá-lo de molho por 3 horas.
Nunca, em hipótese alguma, use qualquer produto que tenha como base o cloro (como a água sanitária, por exemplo) se o tecido do jaleco for 100% de poliéster, porque deixa o tecido amarelado.
Se possível lave a peça à mão, mas não esfregue no tanque ou com escova para não danificar. Se for utilizar a máquina de lavar, ajuste o programa de lavagem para “tecidos leves” para evitar o desgaste do tecido, o aparecimento de bolinhas e o desbotamento.
Deixe seu jaleco secar em um cabide para facilitar o momento de passá-lo. Só passe o jaleco quando estiver bem limpo e seco, porque o calor ajuda que a sujeira fique presa no tecido. Por ser de poliéster, o jaleco precisa de um cuidado especial para passar. Então, coloque uma fronha ou fralda por cima dele para que o ferro não fique em contato direto com o tecido e passe do lado avesso. O ferro pode marcar a peça e deixá-la com aquela aparência “brilhante”.
Agora que você já conhece todas as regras e dicas para manter o seu jaleco sempre limpo e branco, aproveite para visitar nossa loja virtual e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as ofertas e novidades!
-
Scrub Feminino Princesa
Um look de trabalho confortável e prático. A modelagem é acinturada, bolsos embutidos e com um leve franzido para destacar a feminilidade. Feito em tecido poliéster e elastano, não amarrota com facilidade nem precisa passar.
-
Scrub Feminino Tradicional
O Scrub Feminino Tradicional é prático, leve e confortável. O tecido é gabardine, leve e não amassa com facilidade. Possui os bolsos inferiores, decote em "V" e manga curta. Calça com elástico na cintura.
-
Scrub Masculino Nobre
Scrub Masculino Nobre, com blusa em decote V e dois bolsos inferiores embutidos. Calça com modelagem reta, dois bolsos frontais, barra tradicional e elástico no cós. Perfeito para quem busca conforto, praticidade e estilo no ambiente profissional.
-
Jaleco Feminino Madri Gola Padre e Víes
Jaleco Feminino acinturado com detalhes em viés colorido na abotoação, gola padre, bolsos e cinto. O queridinho dos estudantes de odontologia! e formandos